Resultados da sua pesquisa

Botafogo em destaque

Postado por Marcelo Allevato em 30 de outubro de 2013
| 0

Botafogo é um bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. Acabou sendo batizado em 1590, quando Antônio Francisco Velho vendeu suas terras para um amigo, João Pereira de Souza Botafogo. O sobrenome era dado em Portugal aos especialistas em armas de fogo manuais. Brás de Pina – deve-se ao antigo proprietário de suas terras, Brás de Pina, que aqui mantinha um engenho de açúcar no século XVIII. O bairro é muito conhecido, por todo o mundo, pela linda imagem da Enseada de Botafogo com vista  para o morro do Pão de Açúcar.

dsc00774-enseada

 

Conhecido pelo moradores como “bairro das escolas” e “bairro das clínicas” pela enorme presença desses estabelecimentos na região, ou ainda, como “bairro de passagem” pelos moradores de bairros próximos, devido suas conexões com Copacabana, Aterro do Flamengo e Centro. É um dos mais importantes centros de serviço da Zona Sul, principalmente para os bairros vizinhos. Possui três shoppings, além de cinemas e teatros. Conta ainda com dois museus, o Museu do Índio que mostra a contemporaneidade e a importância das culturas indígenas, e o Museu Villa Lobos que desenvolve diversos projetos culturais e educativos, realiza festivais, concursos internacionais, concertos didáticos e atendimento à pesquisa. Além de tudo isso, Botafogo é ainda um ótimo lugar para morar.

Mesmo contendo muitos imóveis conservados do início do século XIX e início do século XX, a indústria imobiliária de botafogo tem sido palco de inúmeros lançamentos nos últimos anos, já que vêm sendo construídos apartamentos de alto padrão, cada vez mais procurados pelos bons serviços oferecidos pelo bairro.

A vida noturna de Botafogo é bem movimentada pois existem diversos bares conhecidos na região. Entre eles podemos citar alguns como o Plebeu, na Rua Capitão Salomão. O Meza bar, também na Rua Capitão Salomão, tem um ambiente descontraído e uma cartela diversa de drinks divertidos e, como eles mesmo falam, de muitas “comidinhas especiais”. O Boteco Salvação, na Rua  Henrique de Novaes, tem duas mesas de sinuca, varanda, também tem uma grande variedade de drinks – com mais de 40 misturas – além das cervejas importadas e artesanais. E claro, não podemos deixar de falar na Rua Farani, uma rua que possui diversos bares, está sempre cheia de segunda a segunda e é muito conhecidas pelos estudantes universitários da região.

Se procura uma noite mais alternativa, poderá encontrá-la nos pubs. Sempre animados e cheios da mistura carioca, os pubs de botafogo são ótimos lugares para curtir o fim de semana. Podemos citar a Casa da Matriz, que é a casa mais tradicional do bairro e sempre tem uma programação diferente. Podemos citar também o Big Ben, que tem o animado Karaokê, e o Bar Bukowski, casa que resiste desde 1997 e tem uma programação mais rock and roll para os amantes do estilo.

Bukowski

Para quem procura uma noite mais calma, os restaurantes são uma boa pedida, com cardápios diversificados e nacionalidades diversas, eles conquistam cada vez mais clientes. O restaurante Oui Oui de culinária francesa, o Entre Tapas de culinária espanhola, o Tragga de culinária uruguaia, e o Lima Bar de culinária peruana, são alguns exemplos de que a gastronomia também não passa despercebida. E é claro que não podemos esquecer do Polo Gastronômico de Botafogo, localizado entre as ruas Visconde de Cavelas, Conde de Irajá e adjacências.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Centro - Sede Própria

Rua Sete de Setembro, 92 - 15º Andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
+55 (21) 2221-7232