Resultados da sua pesquisa

Carnaval do Rio de Janeiro

Postado por Marcelo Allevato em 10 de março de 2014
| 0
post5

Então é CARNAVAL. No domingo dia 12 de janeiro, houve a abertura não oficial do Carnaval de blocos de rua do Rio de Janeiro.Poucos se lembram das pequenas aglomerações que iniciaram o carnaval de rua carioca no século passado. Começou como uma afronta a burguesia que não reinaria sozinha pelas ruas do Rio.

A mistura desses tão diferentes grupos  acabou por forçar uma convivência entre eles. As influências desses grupos entre si acabaram por integrar características do carnaval, como fantasias, organização da folia etc.

Como resultado disso vemos a influência de culturas e uma incrível variedade de grupos, além de uma liberdade que fez surgir uma identidade do carnaval carioca forjada nas ruas, entre tensões, crises políticas e diálogos. Aos poucos o Carnaval do Rio está ganhando forças, a força que foi perdida ao longo dos anos, relembrando as antigas marchinhas, e o espírito folião carioca.Esse espírito esta sendo retomado aos poucos, independente de esforço do poder público, de mídias de massa, e patrocínios e etc. Cada vez mais blocos estão surgindo, alguns crescendo, e o número de foliões nas ruas a cada carnaval está dobrando.

O bloco Banda de Ipanema  é um dos mais conhecidos do carnaval carioca e arrasta milhões de pessoas durante seu desfile. Como a maioria dos blocos e carnaval foi criado em forma de protesto.É conhecido por ser democrático e ser um bloco livre de preconceitos reunindo pessoas diferentes como:  crianças, jovens, velhos, gays, heterossexuais, travestis, turistas, etc.

O bloco Simpatia é quase amor nasceu em virtude do protesto “Diretas Já”, arrasta multidões ao embalo de sua marchinha. As cores que identificam o bloco são cores fortes, amarelo e roxo, que foi inspirada no remédio Engov, para evitar ressaca. O bloco do Bangalafumenga, é super novo e mistura samba, funk e outros ritmos brasileiros em forma de marchinha. Pela sua reputação, reúne milhares de pessoas, por isso seu desfile é normalmente realizado no Aterro do Flamengo.

No ritmo de blocos novos do carnaval carioca, podemos destacar ainda o bloco do Carrossel de Emoções. O bloco em uma mesa de bar, um grupo de amigos tiveram a ideia de montar um bloco de funk carioca. O grupo fez tanto sucesso que hoje faz diversas apresentações durante todo o ano.É o grupo oficial de outro bloco que mesmo sendo novo, atrai milhares de jovens  foliões, o Bloco da Favorita. A festa “A Favorita” é sucesso absoluto durante o todo o ano. Suas festas atraem jovens não só do Rio de Janeiro, como também jovens de outros estados. Suas edições são sempre um sucesso e seus ingressos sempre acabam se esgotando, por isso muitas pessoas gostam de garantir o ingresso comprando antecipadamente.

Não só de funk e samba é feito o carnaval carioca, o bloco do Sargento Pimenta toca música dos Beatles. Isso mesmo, dos Beatles! Em uma mistura que fez muito sucesso eles transformam as músicas dessa banda internacional em ritmo de músicas de carnaval. Combinando a tradição carnavalesca da percussão com essa inovação temática, os pimentas atraem pessoas de todas as idades para seu desfile.

O resultado de como a musica pode unir os mais diferentes estilos é comprovado na quantidade de pessoas diferentes reunidas no seu desfile. Muitas pessoas que nem conheciam as músicas dos Beatles, conheceram e passam a curtir através do bloco.

 

Acha que o carnaval acabou? Não mesmo, durante o ano inteiro você pode curtir tudo o que carnaval do Rio de Janeiro tem a oferecer, a RioKasa ajuda a achar o imóvel ideal para passar o carnaval  no Rio de janeiro. Aluguel de casas no rio de Janeiro, é com a RioKasa.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Centro - Sede Própria

Rua Sete de Setembro, 92 - 15º Andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
+55 (21) 2221-7232

Barra - Filial

Av. das Américas 3.301 / Sala 215 - Bloco 5 - Barra Business
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
+55 (21) 3795-7232 / 3795-7233