Resultados da sua pesquisa

Condomínios-cidade, os sub-bairros da Barra da Tijuca.

Postado por Marcelo Allevato em 14 de novembro de 2013
| 0

 A Barra da Tijuca, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é considerado um bairro nobre e um dos bairros que mais cresceram no Rio de Janeiro nos últimos anos. Tem sido alvo de migração de muitos cariocas, principalmente da zona norte do Rio. Foi um dos poucos bairros cariocas a nascerem planejados, embora o projeto original do arquiteto e urbanista Lucio Costa já tenha sido abandonado. Por isso, é possível observar ruas largas, ao estilo da cidade de Brasília. 

 

A Barra, como é conhecida popularmente, é muito procurada pelo entretenimento, já que tem
a maior concentração de shoppings, por ter diversos pontos de centro gastronômico, e muitas boates e pubs. O maior shopping  é o Barra Shopping, um dos um dos 3 shoppings maiores e mais fortes centros de compras do Rio de Janeiro. Ao seu lado fica o New York City Center, uma extensão do Barra Shopping mais voltada ao lazer.
A estátua do Shopping New York City Center, gerou polêmica, foi vista por centros de cultura brasileira como influência negativa da cultura norte-americana. Na época de sua inauguração foi proposta a re
tirada da estátua, que foi mantida pelo bairro ser estruturado e influenciado pelos valores e ícones culturais americanos. Hoje, a estátua tornou-se um símbolo da Barra.
Conhecida por abrigar uma boa parte da classe alta da cidade,muitas vezes habitando em condomínios de elevadíssimo padrão, também é conhecida por seus amplos e belos jardins, condomínios de alto luxo, casas e grandes shoppings. O bairro é um dos únicos que adotou a nova tendência do ramo imobiliário, hoje possui vários condomínios-cidade, que são uma espécie de micro-cidade, autônomos, criando uma ilusão de cidade do interior, onde as pessoas vivem em comunidade em um núcleo urbano menor.

Esses condomínios possuem mini-shoppings, supermercados, restaurantes, escolas, igrejas e uma infraestrutura completa de lazer,e alguns possuem até mesmo boates. Em geral também possuem parques, pequenos lagos, o que mantém o contato com a natureza. Os condomínios da Barra, em sua maioria, são considerados como sustentáveis, por realizarem a reciclagem, e incentivarem a preservação ambiental.

Esses condomínios-cidade são construídos para que tudo que você precise esteja dentro do condomínio-cidade, o que cria uma segurança muito grande aos moradores. Além de uma sensação de conforto e exclusividade. Já foram alvo de muitos estudos de impacto social que buscavam entender essa comunidade fechada. Muitos estudiosos sociologistas afirmam que essa tendência provoca isolamento, medo e até mesmo desinteresse do indivíduo em conhecer além da fronteira que ele vive.
Essa tendência trazida do mercado imobiliário americano, foi implantada com sucesso no cenário carioca. Não podemos negar o crescimento de condomínios planejados que dispensam o contato com sociedade e o centro urbano externo em que está inserido.
Os idealizadores desses projetos o caracterizam como locais seguros, tranquilo e bem planejado. Apesar de ter que fazer um grande uso do carro, são inúmeras as vantagens desse estilo de moradia, já que os moradores possuem diversos tipos de mordomias dentro do seu micro-bairro.
O bairro da Barra da Tijuca também será a casa de maior parte dos Jogos olímpicos de 2016, já que a vila olímpica está localizada na Barra, e a maior partes dos jogos acontecerão no bairro. A Barra foi escolhida para tal função por ela ser a parte mais moderna do Rio de Janeiro e ter espaço suficiente para abrigar os jogos. O que tem levado a um crescimento em obras de infraestrutura de modernização da região e em obras de transporte público, como a nova linha de metrô.

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Centro - Sede Própria

Rua Sete de Setembro, 92 - 15º Andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
+55 (21) 2221-7232