Resultados da sua pesquisa

Polo comercial da Barra da Tijuca

Postado por apiki em 24 de março de 2014
| 0
post3

 

A Barra da Tijuca, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é considerado um bairro nobre e um dos bairros que mais cresceram no Rio de Janeiro nos últimos anos. Antigamente o bairro era desocupado, isso se prolongou até meados do século XX, sendo até então frequentada apenas por pescadores. A região cresceu em virtude de novos empreendimentos de construção civil ao criar novos loteamentos urbanísticos.

BARRA 2

Tem sido alvo de migração de muitos cariocas, principalmente da zona norte do Rio. Foi um dos poucos bairros cariocas a nascerem planejados, embora o projeto original do arquiteto e urbanista Lucio Costa já tenha sido abandonado. Por isso, é possível observar ruas largas, ao estilo da cidade de Brasília.

A Barra, como é conhecida popularmente, é muito procurada pelo entretenimento, já que tem a maior concentração de shoppings, por ter diversos pontos de centro gastronômico, e muitas boates e pubs. O maior shopping  é o Barra Shopping, um dos um dos 3 shoppings maiores e mais fortes centros de compras do Rio de Janeiro. Ao seu lado fica o New York City Center, uma extensão do Barra Shopping mais voltada ao lazer.

A estátua do Shopping New York City Center, gerou polêmica, foi vista por centros de cultura brasileira como influência negativa da cultura norte-americana. Na época de sua inauguração foi proposta a retirada da estátua, que foi mantida pelo bairro ser estruturado e influenciado pelos valores e ícones culturais americanos. Hoje, a estátua tornou-se um símbolo da Barra.

Conhecida por abrigar uma boa parte da classe alta da cidade, muitas vezes habitando em condomínios de elevadíssimo padrão, também é conhecida por seus amplos e belos jardins, condomínios de alto luxo, casas e grandes shoppings. O bairro é um dos únicos que adotou a nova tendência do ramo imobiliário, hoje possui vários condomínios-cidade, que são uma espécie de micro cidade, autônomos, criando uma ilusão de cidade do interior, onde as pessoas vivem em comunidade em um núcleo urbano menor.

BARRA 1

Por essa razão os moradores da Barra da Tijuca são chamados de “bairristas”, é até mesmo parecido com quem é nascido na barra que é chamado de barrista. Essa denominação de “bairrista”  se dá pelos moradores do bairro, em sua maioria, tem a vida dele toda na Barra, não precisando ir ou não sentindo vontade de ir para outros bairros da cidade.

Economicamente é um dos bairros que mais crescem. Com o boom das construções civis, cresceu a oferta de novos empreendimentos empresariais. Todo dia vemos grandes empresas migrando para lá em decorrência dos novos centros comerciais e pela constante modernização do bairro, que vem recebendo cada vez mais investimentos.

Muitos moradores da Barra da Tijuca alugam escritórios em centros empresariais. Segundo pesquisas, morar perto do trabalho aumenta a qualidade de vida. Diversas construtoras e proprietários de imóveis tem investido em aluguel de salas comerciais em bairros tipicamente residenciais, como era a Barra da Tijuca há um tempo.

O bairro da Barra da Tijuca também será a casa de maior parte dos Jogos olímpicos de 2016, já que a vila olímpica está localizada na Barra, e a maior parte dos jogos acontecerá no bairro. A Barra foi escolhida para tal função por ela ser a parte mais moderna do Rio de Janeiro e ter espaço suficiente para abrigar os jogos. O que tem levado a um crescimento em obras de infraestrutura de modernização da região e em obras de transporte público, como a nova linha de metrô e a criação do BRT Transcarioca que liga Aeroporto/Penha/Barra.

Procura aluguel no Rio de Janeiro? Venha para a RioKasa

 

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Centro - Sede Própria

Rua Sete de Setembro, 92 - 15º Andar
Centro - Rio de Janeiro - RJ
+55 (21) 2221-7232

Barra - Filial

Av. das Américas 3.301 / Sala 215 - Bloco 5 - Barra Business
Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - RJ
+55 (21) 3795-7232 / 3795-7233