
A Barra da Tijuca, localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, é considerado um bairro nobre e um dos bairros que mais cresceram no Rio de Janeiro nos últimos anos. Antigamente o bairro era desocupado, isso se prolongou até meados do século XX, sendo até então frequentada apenas por pescadores. A região cresceu em virtude de novos empreendimentos de construção civil ao criar novos loteamentos urbanísticos.
Tem sido alvo de migração de muitos cariocas, principalmente da zona norte do Rio. Foi um dos poucos bairros cariocas a nascerem planejados, embora o projeto original do arquiteto e urbanista Lucio Costa já tenha sido abandonado. Por isso, é possível observar ruas largas, ao estilo da cidade de Brasília.
A Barra, como é conhecida popularmente, é muito procurada pelo entretenimento, já que tem a maior concentração de shoppings, por ter diversos pontos de centro gastronômico, e muitas boates e pubs. O maior shopping é o Barra Shopping, um dos um dos 3 shoppings maiores e mais fortes centros de compras do Rio de Janeiro. Ao seu lado fica o New York City Center, uma extensão do Barra Shopping mais voltada ao lazer.
A estátua do Shopping New York City Center, gerou polêmica, foi vista por centros de cultura brasileira como influência negativa da cultura norte-americana. Na época de sua inauguração foi proposta a retirada da estátua, que foi mantida pelo bairro ser estruturado e influenciado pelos valores e ícones culturais americanos. Hoje, a estátua tornou-se um símbolo da Barra.
Conhecida por abrigar uma boa parte da classe alta da cidade, muitas vezes habitando em condomínios de elevadíssimo padrão, também é conhecida por seus amplos e belos jardins, condomínios de alto luxo, casas e grandes shoppings. O bairro é um dos únicos que adotou a nova tendência do ramo imobiliário, hoje possui vários condomínios-cidade, que são uma espécie de micro cidade, autônomos, criando uma ilusão de cidade do interior, onde as pessoas vivem em comunidade em um núcleo urbano menor.
Por essa razão os moradores da Barra da Tijuca são chamados de “bairristas”, é até mesmo parecido com quem é nascido na barra que é chamado de barrista. Essa denominação de “bairrista” se dá pelos moradores do bairro, em sua maioria, tem a vida dele toda na Barra, não precisando ir ou não sentindo vontade de ir para outros bairros da cidade.
Economicamente é um dos bairros que mais crescem. Com o boom das construções civis, cresceu a oferta de novos empreendimentos empresariais. Todo dia vemos grandes empresas migrando para lá em decorrência dos novos centros comerciais e pela constante modernização do bairro, que vem recebendo cada vez mais investimentos.
Muitos moradores da Barra da Tijuca alugam escritórios em centros empresariais. Segundo pesquisas, morar perto do trabalho aumenta a qualidade de vida. Diversas construtoras e proprietários de imóveis tem investido em aluguel de salas comerciais em bairros tipicamente residenciais, como era a Barra da Tijuca há um tempo.
O bairro da Barra da Tijuca também será a casa de maior parte dos Jogos olímpicos de 2016, já que a vila olímpica está localizada na Barra, e a maior parte dos jogos acontecerá no bairro. A Barra foi escolhida para tal função por ela ser a parte mais moderna do Rio de Janeiro e ter espaço suficiente para abrigar os jogos. O que tem levado a um crescimento em obras de infraestrutura de modernização da região e em obras de transporte público, como a nova linha de metrô e a criação do BRT Transcarioca que liga Aeroporto/Penha/Barra.
Procura aluguel no Rio de Janeiro? Venha para a RioKasa